Após a pandemia global da Covid-19, a indústria de viagem e turismo foi um dos primeiros setores da economia mundial a ser afetado drasticamente, sofrendo com a parada das atividades mundiais. No entanto, esse cenário mudou ao longo de 2023 e para 2024, a expectativa dos especialistas é que a busca por viagem e turismo, continue aumentando.
Segundo estimativas da Visa Internacional Travel Platform, somente nos primeiros oito meses de 2023 houve mais de 800 milhões de viagens de um pernoite, isso marca a total recuperação da indústria de viagem e turismo, retomando o patamar de 2019.
A Retomada das Viagens após a Pandemia da Covid-19
Conforme as estimativas da Visa, a demanda mundial por viagens já chega a 91% se comparado com os números de 2019, isso mostra que está quase que totalmente recuperada dos efeitos da pandemia.
Essa retomada tem um preço, sabemos que a alta nos valores de passagens e hotéis tem afetada bastante a sociedade, mas isso não foi problema para os viajantes de alto poder aquisitivo – aqueles que podem se dar ao luxo de ignorar a alta nos preços – e entre os da geração Z, que se sentem seguros com um mundo globalizado e mais online, devido a isso, estão buscando por novas experiências.
Dados Sobre a Situação Global Após a Pandemia
Apesar da alta dos valores citada anteriormente, as pessoas estão viajando mais, muito disso se dá por uma mudança de pensamento, passando a valorizar mais seu momento de lazer viajando e conhecendo o mundo.
Segundo documento de perspectiva da Visa América Latina e Caribe, que foi elaborado para fornecer visões sobre os consumidores do mundo todo, os espanhóis que viajam sozinhos estão fazendo 25% mais viagens.
No Brasil, 80% dos viajantes tem conhecimento da alta nos preços. No entanto, a geração Z lidera as viagens de lazer, mesmo que sua renda seja relativamente menor.
México, Argentine, Colômbia, França, Itália, Espanha e Portugal, estão entre os destinos preferidos dessa lista.
Os motivos para viajar e os principais destinos na América Latina e Caribe
Nos últimos anos, muitos viajantes internacionais escolheram a América Latina como destino de suas viagens, atraídos pela cultura, as paisagens e suas experiências. No entanto, entre os Latinos-Americanos o cenário é diferente, os destinos preferidos são Estados Unidos e a Europa, destinos diretamente associados a seu alto status social.
28% dos viajantes, querem viver experiências novas e exóticas.
27% estão em busca de boas memórias com a família ou companheiras(os) de viagem.
25% desejam sair da zona de conforto e viver suas aventuras recarregando suas energias.
Saiba o perfil desses viajantes e seu poder aquisitivo
Os viajantes mais jovens e com alto poder aquisitivo, se inspiram exclusivamente nas redes sociais e também utilizam as mesmas para inspirar mais pessoas, mesmo que isso signifique gastar mais por viagens adiadas após a pandemia.
Segundo a pesquisa, 37% dos brasileiros de alto poder aquisitivo viajaram a laser 37% a mais do que o viajante médio. Já 52% dos americanos adultos pertencentes a geração Z viajam com mais frequência. Dos pesquisados com idade entre 18 e 39 anos 76% fizeram mais compras de viagem no último ano. Entre os viajantes de 40 anos ou mais 57% fizeram mais compras de viagens.
Conheça as tendências de viagem para 2024.
A Tecnologia como aliada
O uso da tecnologia é uma das tendências de viagem para 2024, democratizando o planejamento e as reservas, tudo isso tendo o apoio do avanço das inteligências artificiais.
Os viajantes estão fazendo mais transações online para a compra de suas passagens aéreas até sorvete, resultado de uma pandemia que contribui para o avanço digital. Isso faz com que aumente o número de consumidores que sentem mais segurança e independência na hora de planejar suas viagens.
Misturar Laser e Trabalho
Exatamente isso que você leu, muitos viajantes estão aproveitando a flexibilidade do seu trabalho remoto para conhecer o mundo. A tendência é adicionar alguns dias no planejamento da sua viagem de trabalho para fazer turismo no seu destino, mesmo que você trabalhe em tempo integral ou meio período.
Esse novo modo de viver, está criando novas oportunidades de quando, como e por quanto tempo deseja viajar.
Destinos inspirados em influenciadores e redes sociais
Sabemos que atualmente, somos influenciados e também nos inspiramos nas redes sociais, seja para comer, ver um filme ou série e até mesmo para viajar. Isso tem definido o destino de muitos viajantes no mundo.
Quais os benefícios os viajantes procuram na hora de reservar e planejar.
Os principais benefícios que tem influenciado os viajantes na hora da planejar e reservar são aqueles relacionados a segurança.
- Serviços de emergência médica internacional
- Proteção para celulares
- Ressarcimento para despesas de viagens e acomodações (até US$ 3.000)
- Proteção contra compras fraudulentas
- Extravio de bagagens
- Visa Airport Companion
- Atraso de bagagem
- Benefícios em hotéis (café da manhã, wi-fi e saída tardia)
Além disso, os viajantes também priorizam Preço/Valor, Localização e Limpeza, por isso 38% dos viajantes dizem que as comodidades são importantes, já 32% dizem que wi-fi grátis faz diferença e 19% preferem o cancelamento gratuito.
O Comportamento Financeiro Durante a Viagem
Apesar de alguns viajantes possuírem cartões de crédito com altas taxas de uso fora do seu país de origem, o pagamento em dinheiro vem reduzindo. Utilizado apenas para pagamento de gastos específicos, como comida de ruas ou presentinhos em lojas locais.
No que diz respeito o pagamento das viagens, como passagens, hospedagens e deslocamentos locais, o cartão de crédito, tem sido o meio de pagamento preferido de 41% dos viajantes. Isso possibilita o acumulo de pontos nos programas de recompensa e garantem pagamento sem juros.
22% dos viajantes consideram o câmbio da moeda uma barreira do uso do dinheiro.
18% se preocupam com a perda ou roubo do dinheiro
20% procuram caixas eletrônicos para sacar o dinheiro durante suas viagens
15% tem receio em manusear as notas e moedas locais corretamente
O Mais Importante é Viajar e Ser Feliz
À medida que nos aventuramos em 2024, é evidente que as viagens estão passando por uma transformação significativa. Do renascimento dos destinos turísticos tradicionais à ascensão do turismo de saúde e ao papel fundamental da tecnologia, o cenário global de viagens está evoluindo. Este é o momento de redescobrir o mundo, abraçar novas experiências e fazer parte da narrativa que moldará o futuro das viagens pós pandemia. Junte-se a nós nessa jornada, onde cada destino é uma oportunidade para se reconectar, aprender e crescer. O mundo está à sua espera, pronto para ser explorado de uma maneira totalmente nova.
Fonte: Visa
Você também pode gostar:
- Lua de Mel no Brasil: Destinos Inesquecíveis
- Como aproveitar stopovers no Brasil
- Explorando Castelos e Palácios: Um Roteiro pela Europa
- Melhores cidades no mundo para caminhar
- Passaportes Poderosos: Brasil ocupa a 17ª posição no mundo