Pesquisar
Close this search box.

Mapa Wine – Roteiro Completo por 8 vinícolas de São Paulo

Mapa Wine - Roteiro Completo por 8 vinícolas

Para os amantes e conhecedores de vinho, está claro que existem diversas técnicas por trás dessa bebida milenar. Graças a uma técnica chamada de “Dupla Poda” (que consiste em retardar a maturação dos frutos para que a colheita ocorra no inverno, quando as condições climáticas são ideias nessa latitude) e a colheita no inverno, o estado de São Paulo entrou no mapa dos vinhos brasileiros. E para quem ama viajar e degustar um bom vinho, já existem projetos de roteiros enoturisticos pelo interior do estado. Acompanhe o nosso artigo.

O nascimento do enoturismo em São Paulo

Quando pensamos em degustação de vinho no Brasil, logo pensamos em Gramado, no Rio Grande do Sul, por sua longa história com as uvas e famosos vinhos, com prêmios nacionais e internacionais. No entanto, algo curioso está unindo a cidade de Ribeirão Preto, no noroeste de São Paulo famosa pela fabricação de cervejas e chopp, e ainda não tão conhecida Ribeirão Branco, no sudoeste do estado, na divisa com Paraná: a produção de vinhos finos e premium.

São 450km que separam as duas cidades, e você pode escolher por onde começar o seu roteiro, que vem ficando conhecido entre os amantes de vinho ao longo dos anos. É possível visitar oito vinícolas adaptadas da colheita de inverno, muitas possuem rótulos prêmios nacionais e internacionais, que surgiram de ideias do engenheiro agrônomo Murillo de Albuquerque Regina, um pesquisador mineiro com doutorado em viticultura pela Universidade de Bordeaux II.

Murillo passou por diversos estágios de criação, experimentação, desenvolvimento, até ter sucesso com a técnica de dupla poda, entre 2001 e 2003, em uma fazenda em Três Corações / MG. Foi nesse momento que Murillo abriu espaço para o crescimento da vitivinicultura em São Paulo e em Minas Gerais também. Foi necessário pouco mais de uma década para os paulistas entrarem de vez no mapa do vinho nacional e internacional. Atualmente existe o projeto Wines of São Paulo, unindo essas vinícolas com um único objetivo, desenvolver o enoturismo e atrair enófilos de todo Brasil.

Por onde começar

De forma oficial, não existe um roteiro definido para o Wines of São Paulo, mas a sugestão é iniciar por Ribeirão Preto, tendo como base do circuito, já que a cidade possui ótima infraestrutura hoteleira. Importante lembrar que, antes de planejar seu roteiro, entre em contato com as vinícolas para agendamento das visitas.

Ribeirão Preto fica a 314km da capital paulista, é metrópole de uma fabulosa região do agronegócio, é a maior cidade desse roteiro. A 15km do centro da cidade, fica o distrito de Bonfim Paulista, que possui a Vinícola Terras Altas, uma jovem vinícola que completa 8 anos em 2024. Apesar da idade, já possui três prêmios com seu rótulo de Syrah, uma variedade trazida por Murillo que mais se adaptou a dupla poda.

Conhecendo as vinícolas do roteiro

Próximo de Ribeirão Preto, estão as demais cidades do roteiro Wines of São Paulo: Cravinhos, a 24km, Franca a 87km, Ituverava, a 102km e Itobi, a 150km. As cidades mais distantes são Espírito Santo do Pinhal, a 206km, São Bento do Sapucaí, a 377km e por fim, Ribeirão Branco.

TERRA ALTAS

Vamos iniciar nosso roteiro pela vinícola mais próximas de Ribeirão Preto, a Terras Altas, localizada no distrito de Bonfim Paulista, aproximadamente 20 minutos do centro de Ribeirão Preto. Criada em 2016 por dois engenheiros civis, José Renato Magdalena e Fernando Horta. Posteriormente o engenheiro agrônomo Ricardo Baldo juntou-se a dupla para viabilizar o projeto e o cultivo dos vinhedos com a técnica de dupla poda.

Oferecem wine tour, experiência de vindima (na época propícia) e refeição harmonizadas no restaurante com menu assinado pelo chef Lucas Nogueira.

Não precisou de muito tempo para a vinícola colher seus frutos, com prêmios nacionais e internacionais, estão os rótulos Entre Rios Syrah Terroir, medalha de prata no Decanter World Wine Awards 2023, medalha de ouro Concours Mondial de Bruxelles 2023, medalha de bronze no Decanter World Wine Awards 2022 e medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2022. Já o Entre Rios Syrah Evolução ganhou medalha de bronze no Decanter World Wine Awards 2022 e o Entre Rios Syrah Equilíbrio conquistou medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2023.

Clique aqui para saber mais sobre o Wine Tour.

Clique aqui para reservar.

VINÍCOLA BIAGI

Localizada na Fazenda Cravinhos, a 30 minutos do centro de Ribeirão Preto, a vinícola foi aberta para visitação em fevereiro de 2023. Desde o início, Luiz Biagi projetou a vinícola vislumbrando o enoturismo. Sua família veio da região do Vêneto em 1888 para o Brasil e, lá na Itália, trabalhava com na vinicultura.

Devido a sua origem, Biagi decidiu apostar em uvas italianas, a vinícola possui 12 hectares de plantação das castas Moscato Giallo, Nebbiolo e Sangiovese, a primeira safra foi colhida em 2022. A expectativa de Biagi é chegar a 20 hectares. Atualmente a vinícola produz dois rótulos, o tinto Pietro (homenagem ao avô de Biagi) e o branco Eugênia (homenagem a sua avó) no comando da vinícola está a enóloga Isabela Peregrino.

A visitação inclui degustação e passeios, como Caminho das Ervas, Caminhos da Flores e Caminho das Águas. A chef Beatriz Nomelini comanda a Osteria, uma cozinha de “inspiração italiana com alma brasileira”.

@vinicolabiagi

ARCANO VINÍCOLA

O projeto da Arcano teve início em 2014, quando dois dedicados enófilos e amigos, Fernando Bizanha e Mauricio Orlov, apostaram no clima e no solo da região de Franca (SP), localizada a pouco mais de uma hora de Ribeirão Preto. Murillo teve grande influência na plantação do primeiro vinhedo, em 2015 os proprietários encomendaram um estudo de viabilidade detalhado, que orientou para que a primeira plantação em 2016.

Atualmente a vinícola consta com uma área de 40 hectares a 1.200 metros de altitude, possuem castas de Syrah, Carbene Sauvignon, Carbenet Franc, Alvarinho, Verdelho, Touriga Nacional, Tannat e Tempranillo. Até o momento, dois rótulos são produzidos, o Arcano Syrah Rosé 2022 e o Arcana Syrah 2021. Possuem visitas e degustações.

@arcanovinicola

VINÍCOLA MARCHESE DI IVREA

Fundada pelo empresário Luiz Roberto Lorenzato di Ivrea, a vinícola tem 17 anos e vinhedos com as castas Sangiovese, Nebbiolo e Moscato Giallo.

Com o vinho branco Bianca Di Borgogna, de Moscato Giallo, a Marchese di Ivrea levou a medalha de bronze no Decantes Awards de 2023. Existem outros rótulos produzidos por lá, como o São Bento, o Paulista Rosso e o Arduíno, todos esses com Sangiovese, na linha dos espumantes, temos os seguintes rótulos: Principessa di Ivrea Moscatel, Principe di Ivrea Brut e Marchesa Rosé. A vinícola também oferece tour nos vinhedos, degustações e uma imersão na cultura italiana, contendo almoço típico e degustação harmonizada.

https://vinicolamarchesediivrea.com/ | @vinicolamarchesediivrea

CASA VERRONE

Fundada em 2009 por Marcio Verrone, em Itobi, a Casa Verrone está a duas horas de Ribeirão Preto. São 15 hectares com castas Primitivo, Chenin Blanc, Pinot Noir, Grenache, Marselan, Syrah, Sauvignon Blanc, Viognier, Carbenet Sauvignon e Franc.

O diferencial da Casa Verrone, é seu restaurante disputado para almoços harmonizados, que abre de quarta a domingo, por isso, aconselhamos agendar. Outra atração é sua visita guiada, que conta a história da vinícola e as técnicas de produção do vinho, desde os tanques de armazenamento do vinho à sala das barricas, com degustação. Por fim, mais uma degustação oferece quatro rótulos Casa Verrone (Sauvignon Blanc, Syrah Colheita, Viognier Colheita e Syrah Rosé).

casaverrone.com.br | @casaverrone

VINÍCOLA GUASPARI

A próxima vinícola do roteiro Wines of São Paulo, é a Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, a 202km da capital paulista. Fundada em 2006, é conhecida por ser a pioneira na produção de vinho no estado de São Paulo. Atualmente são 50 hectares divididos em 12 vinhedos diferentes com as variedades Carbenet Franc, Carbenet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier.

A vinícola Guaspari coleciona importantes prêmios internacionais. Em maio de 2023, sete anos depois de receber o primeiro ouro no Brasil, na Decanter World Wine Awards, a vinícola paulista repetiu o triunfo. Além disso, foi medalha de ouro no Syrah du Monde, na França, disputando com 241 rótulos de 20 países, com o Vista da Serra Syrah 2019. O Carbenet Franc Carbenet Sauvignon Vista da Mata 2018, levou medalha de ouro no Coucours Internacional des Carbenets.

A Guaspari oferece aos visitantes três tipos de experiências, a Vista da Vinícola, quando é explicado o processo todo de produção, inclusive a técnica é dupla poda (o tour termina com degustação de quatro vinhos), a Degustação Vista, que muda em relação à primeiro na seleção dos vinhos, a Menu Guaspari, degustação harmonizada em seu restaurante, com quatro vinhos e dois pratos. Existe ainda o Wine Bar Guaspari, com menu para acompanhar vinhos em taças e garrafas.

vinicolaguaspari.com.br | @vinicolaguaspari

VILLA SANTA MARIA

Fundada entre os anos de 2000 e 2001 com a aquisição das terras, a Vinícola Villa Santa Maria possui uma área de 90 hectares, localizada em São Bento do Sapucaí (SP), próximo a Campos do Jordão, a 200km da capital paulista.

Lá são produzidos os seguintes rótulos, Chardonnay (apenas com safra de verão), Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah, Merlot e Viognier. Em uma homenagem a matriarca da família, todos os rótulos levam o nome dela, a Vó Brandina. Em seu portifólio possuem 16 rótulos premiados, com Assemblage 2020 e o Sauvignon Blanc 2021 recebendo medalhas de prata no Decantes World Wine Awards 2023, entre outros rótulos premiados.

A vinícola possui uma estrutura de enoturismo com cave, restaurante, loja, heliponto, trilhas, cachoeiras, vinhedos e espaços de convivência. Atualmente são oferecidas quatro experiências, menu quatro tempos sazonal (almoço), no ambiente Terrazo, seleção de bruschettas, tábuas de queijos e frios, charcuterias e lanches, no ambiente Giardino, degustação guiada pelos sommeliers da casa com apresentação de cinco rótulos Brandina.

https://villasantamaria.com.br/ | @vinicolavillasantamaria

FAMÍLIA DAVO

O empresário José Afonso Davo, apostou na produção de vinhos na terras de Ribeirão Branco, sul do estado de São Paulo, a 471km da capital e a 213km de Curitiba/PR. Em um terroir único, ele cultiva as brancas Chardonnay e Savignon Blanc, que deram origem aos rótulos premiados internacionalmente.

Seu sucesso pode ser medido pela premiações nacionais e internacionais, o Chardonnay recebeu medalha de prata na Paris Wine Cup 2023, o Syrah, medalha de ouro no Brazil Wine Challenge 2022, o espumante Brut, medalha de bronze no Paris Wine Cup 2023 e o Sauvignon Blanc, medalha de prata na Paris Wine Cup 2023.

Devido a distância, o empresário transformou a Fazenda São Judas em um complexo enoturístico, onde inaugurou o Hotel Davo, primeiro do gênero o Brasil dentro de uma vinícola, com direito a tour guiado e degustações de produtos, além de experiência enograstronômica no Restaurante Lega, com menu assinado pelo chef Igor Furlan.

https://www.hotelevinicoladavo.com.br/ | @hotelevinicoladavo

Chegamos ao fim do nosso roteiro Wine of São Paulo

Esperamos que com essas informações, todas as pessoas amantes ou não de vinhos, possam conhecer novos lugares e vivenciar novas experiências.

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.