Pesquisar
Close this search box.

Como planejar sua viagem sem cair em golpes

Planejar Sua Viagem

Você marca suas férias, começa a planejar sua viagem, compra as passagens, cria todo o roteiro, separa os passaportes e monta sua mala. Parece até que você se tornou uma pessoa especialista no assunto. Só que, quando está chegando o dia da sua viagem, percebe que algo estranho acontece, seu pacote foi cancelado ou não recebeu os cartões de embarque. Pronto, você foi mais uma vítima do golpe da viagem.

Sabemos que a pandemia fez com que o sonho daquela viagem fosse adiado, mas não cancelado. Segundo a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo, em 2022 o crescimento foi de 13,5% em relação a 2021, um número que é recorde.

Em 2021, quando os efeitos da pandemia começaram a diminuir, tivemos uma grande procura no número de viagens e segundo a TransUnion, houve um aumento de 255,1% nas tentativas de fraudes digitais.

Mesmo que milagrosamente apareça algum pacote de viagens super barato, a melhor coisa a se fazer é ligar a luz do alerta e prestar atenção, evitando assim, novos golpes.

COMO DE FATO ACONTECE OS GOLPES?

Os golpes da viagem (ou da agência de viagem, golpe do pacote de viagem) acontecem geralmente quando uma pessoa criminosa se passa por uma agência de turismo ou até mesmo criam sites falsos, com ofertas milagrosas de pacotes de viagem.

Essas tentativas de golpes de viagem, acontecem também nas redes sociais, quando são criados anúncios dessas ofertas falsas. Só que tudo isso tem um único objetivo, faz com que pessoas inocentes caiam no golpe, passando seus dados de cartão de crédito ou até mesmo realizando pagamentos antecipados via Pix.

Você acaba realizando a compra e recebe todos os dados da suposta viagem que acabou de comprar, mas acontece que ela é falsa, transformando você em mais uma vítima do crime organizado.

COMO VOCÊ PODE PLANEJAR SUA VIAGEM SEM CAIR EM GOLPES?

Procure pelo histórico da empresa

Encontrou aquela promoção, mas você não conhece a empresa? Pesquise rapidamente pelo histórico dela na internet, sites oficiais, redes sociais, procure pelo CNPJ, endereço, telefone, e-mail e todos os canais de comunicação que encontrar. Consulte também nos órgãos de defesa do consumidor como o Procon. Se desconfiar de alguma informação, não faça a compra.

Evite clicar em links de anúncios

Qualquer pessoa com um pouco de habilidade em tecnologia, consegue criar um anúncio falso na internet e atrair milhares de pessoas.

Por isso, quando encontrar um anúncio de uma promoção, não clique no anúncio, pois os criminosos podem estar praticando phishing. Pesquise pelo site oficial da empresa e em seguida procure pela promoção que você viu no anúncio.

Na dúvida, desconfie.

Com uma pequena pesquisa na internet, você consegue descobrir se os valores oferecidos pela empresa que você encontrou, são verdadeiros ou não.

A garantia de conseguir um bom preço, é sempre pesquisando antecipadamente as melhores épocas para viajar ao destino escolhido, realizando comparativos entre empresas e datas disponíveis.

Preste atenção na hora da compra

Sempre que estiver realizando a compra de uma passagem ou pacote de viagem de forma online, fique atento a todos os detalhes. Verifique a forma de pagamento ofertada pela empresa, se for via Pix, valide a chave, geralmente empresas possuem CNPJ e uma Razão Social bem definida e relacionada ao seu ramo de atuação. Cancele sua compra caso encontre algo de errado.

Pesquise sempre em sites confiáveis.

A forma mais segura de planejar e garantir que sua viagem saia como o planejado e você consiga aproveitar, é pesquisando em sites de empresas confiáveis, além das companhias aéreas. Você pode utilizar site como Google Voos e SkyScanner.

Nesses sites, você consegue acompanhar os preços com bastante antecedência e também é possível criar alertas de preço, para que você seja notificado quando o valor de uma passagem aumentar ou diminuir.

Pergunte aos seus amigos.

Nada melhor do que o famoso boca a boca, ou seja, seus amigos podem ajudar nesse processo, indicando empresas ou agências de viagem que eles já utilizaram, dessa maneira você pode ter informações de outras experiências.

O QUE EU FAÇO SE CAIR NO GOLPE?

Sabemos que é ruim essa notícia, mas se você caiu no golpe, procure manter a calma. Você precisará juntar o maior número de informações e provas sobre todo ocorrido, desde e-mails e comprovantes de pagamento até mesmo prints de mensagens e telefonemas.

Após ter tudo em mãos, o primeiro passo é ir até a polícia e registrar um boletim de ocorrência, depois você precisará avisar a sua instituição financeira. Em alguns casos, é possível cancelar ou reverter a transação. Você pode abrir uma reclamação no Procon da sua cidade.

Assim como realizar reclamações em sites como o Reclame Aqui, dessa maneira você estará alertando outras pessoas sobre o golpe e contribuindo para uma internet mais segura.

Esperamos que você consiga planejar sua viagem sem imprevistos, pois sabemos o quanto é importante esse momento, seja com você ou sua família. Para isso, nosso blog possui dicas de viagem que podem lhe ajudar, é só acessar nossa categoria clicando aqui.

Fonte: Nubank

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.